Natureza
De modo geral a composição geográfica da ilha Brava é de grande beleza, muito apropriada para caminhadas, reportagens fotográficas ou simplesmente passeios para contemplação das paisagens singulares.
As maravilhosas piscinas naturais de fajã D´Água também convidam a um mergulho para refrescar ou para espreitar as espécies marinhas.
Na ilha Brava existem diversos miradouros com vistas deslumbrantes.
Por outro lado, para os adeptos de trekking, existem vários caminhos vicinais , que devem ser percorridos na companhia de um guia local. Estas rotas permitem um contacto mais próximo com a natureza e biodiversidade luxuriante da ilha.
A Brava é considerada a ilha das flores. As flores e os seus aromas, como o hibisco cardeal, estão presentes em toda a ilha dando a ideia de nos encontramos num jardim.
A norte da Brava situam-se os Ilhéus do Rombo, particularmente interessantes para a comunidade científica, estão classificados como Reserva Natural Integral, com vista à preservação de habitats de várias espécies, como os falcões peregrinos e as tartarugas.
Exemplares de Plantas Endémicas
Na ilha Brava, aparecem 24 espécies endémicas e apenas uma é considerada exclusiva da ilha, a Launaea thalassica.
Devido à conjugação de vários fatores, o Arquipélago ostenta uma diversidade biológica considerável e de importância global, apresentando, no entanto, um ecossistema de fraco equilíbrio, onde existem vários fatores de ameaças, como a seca, as espécies exóticas e invasoras, fatores antrópicos. Daí a necessidade de se enveredar acções pela conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.