O percurso inicia-se em Nova Sintra e segue-se pela localidade de Santa Barbara em uma estrada calcetada, depois virasse à direita em direção ao Vinagre em um caminho com alguma calceta. Neste percurso os caminhos são de boa visibilidade, havendo as vezes passagem estreita e profunda entre montanhas. Ao descer de Nova Sintra em sentido a Stª Barbara o caminho apresenta uma inclinação acentuada. Chegando em Stª Barbara, um povoado com um grande peso na história do povoamento da ilha Brava, encontra-se o cenário de algumas casas reabilitadas e sobrados em estado de via de degradação, isso muito se deve a longevidade de suas construções. Atualmente há uma pequena população residente que vive essencialmente da criação de animais.
Atravessando em sentido ao Vinagre o cenário transforme-se em um calmo cantar de pássaros e uma densa vegetação composto por arbustos de aspetos robustos até ao seu entrar. Ali no Vinagre no centro de algumas casas degradadas e não habitadas, outrora com muita água, existe uma fonte, tanques, um forte de água e um túnel subterrânea.
Ponto de Referência:
- Em Stª Barbara:
- ruas e sobrados com características arquitetónicas de estilo colonial;
- igreja do estilo colonial.
- Em Vinagre:
- Fonte de água potável com caraterísticas mineromedicinais;
- Túnel Subterrânea.
Curiosidade:
A representação é de Nho Fontana , protagonista de uma lenda local com ligação à fonte. Nho Fontana, que vivia nesta zona, estava habituado a que nunca lhe faltasse água no pote a mais do que um braço de distância, sempre levada por outras pessoas. Um dia, vendo-se sem ninguém que lhe levasse água tenta ir até à fonte, mas, por falta de hábito de se esforçar, a preguiça acaba por ser mais forte do que a sede e Nho Fontana morre mesmo antes de chegar à água. Esta história, contada pela população local, carrega uma moral sobre a importância do esforço e da autonomia.