O percurso inicia-se em Lomba Lomba e segue-se por um caminho de terra batida por uns 100 metros, depois começa-se a descer por uma ribeira entre arbustos. Faz-se esse percurso por um bom tempo sempre a descer, com vistas para o mar um pouco distante até chegar na localidade de Cruz. Ali no Cruz, encontra-se uma espécie de miradouro com uma cruz ao meio e uma pequena caverna que os devotos de santo depositam vela todos os anos pela altura em que se festeja a festa no local. A festa de Cruz que se celebra no dia 01 do mês de maio é o arranque para todas as outras festas juninas que se festeja na ilha, toca-se o tambor com a tradicional “Kulinha”, acompanhado dos comes e bebes para os que fazem compor o elenco e os curiosos.
Esse miradouro delícia quem chegar ali com uma das vistas mais bela que se pode ver na ilha Brava. Ao fundo pode-se ver a Fajã d`água em toda sua extensão, com um esverdear a contrastar com o azul do mar cercado de montanhas lindíssimas.
Depois desce-se por um caminho com alguma dificuldade em direção a localidade de Chanzinha. Na Chanzinha o cenário é outra. Muita mangueira, canas de açúcar entre outras alvores de fruta que cobre a zona sem dixar o sol beijar a terra. Faz-se no local o tradicional grogue “Djabi”. Segue-se depois por um caminho entre as Bergas da zona até chegar a Fajã d`água.
Ponto de Referência:
Miradouro em Cruz;
Chanzinha.